aksien Finance

Estruturação ESG e

Captação de Recursos Sustentáveis.

A Captação de Recursos Sustentáveis segue regras complementares a uma captação tradicional. 

Ela é realizada segundo taxonomias e frameworks adotados pelo mercado financeiro (ICMA, TCFD, CBI, IFC, IRSS, entre outros) para garantir o alinhamento do projeto e da governança da empresa aos compromissos globais, nacionais e setoriais de sustentabilidade, como Net Zero e Atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU – ODSs Agenda 2030.

Nossa abordagem possui duas Etapas distintas, imprimindo objetividade e disciplina na elaboração da melhor tese de investimento sustentável e tomada de decisão da melhor estratégia de captação :

Estruturação ESG

Alinhamos o projeto e a empresa aos 4 Elementos Chaves das finanças sustentáveis, construindo a tese de investimento sustentável e de impacto:

  1. Atratividade do Negócio & Retorno Financeiro: O projeto precisa ter um modelo de negócio sólido e lucrativo, sendo capaz de gerar fluxo de caixa e retorno adequados ao investidor – equilíbrio risco e retorno
  2. Impacto ao Meio Ambiente: Avaliação e mensuração do Impacto positivo ao meio ambiente, além da conformidade legal;
  3. Impacto Social: Avaliação e mensuração do Impacto positivo para o indivíduo, colaborador, comunidade e sociedade, além da conformidade legal;
  4. Modelo de Governança ESG: Avaliamos a estrutura organizacional, processos e sistemas implementados para garantir a entrega dos compromissos financeiros, ambientais e sociais e trazer transparência no relato do atingimento dos resultados.

Captação de Recursos Sustentáveis

Lideramos o Processo de Captação Financeira até a liquidação da operação. 

Nossas Entregas:

  1. Acesso ao Mercado Financeiro: Acessamos bancos comerciais, bancos multilaterais e de fomento, e mercado de capitais;
  2. Elaboração de Framework de Dívida (Verde, Social ou SLB): Documento necessário para acesso a recursos sustentáveis. O framework segue guidelines com ICMA, CBI, IFC;
  3. Modelagem Financeira: modelagem financeira com valorização dos impactos ambientais e sociais 
  4. Relatório Governança ESG: Condução do Roadshow com investidores, seja para dívida ou equity.
  5. Liderança do Processo: Assinatura de Term Sheet, estruturação e liquidação da operação, supervisão da avaliação de Second Party Opinion ou Certificação Verde.

Artigos em Destaque no Blog